A paulista Mayara Petruso, estagiária eestudante de Direito, foi demitida, nesta quarta-feira (3), pelo escritório Peixoto e Cury Advogados, de São Paulo.
Em nota, que confirma a demissão de Mayara, o escritório disse: "Com muito pesar e indignação, [o Peixoto e Cury Advogados] lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis".
A estudante é apontada como autora de uma série de comentários racistas no Twitter, responsabilizando os nordestinos pela eleição de Dilma Rousseff para a presidência da República.
Fonte: Jangadeiroonline
Tucanos condenam as manifestações preconceituosas contra os nordestinos em razão da vitória de Dilma
As ofensas aos nordestinos divulgadas pela Internet um dia após a vitória de Dilma Rousseff (PT) foram temas de críticas dos deputados, ontem, na Assembleia Legislativa. O assunto foi levantado pelo deputado Fernando Hugo (PSDB) que, embora adversário da petista, reclamou da postura de internautas que são defensores de José Serra (PSDB), mas responsáveis pelos atos de "xenofobia".
Ao longo de toda a sessão ordinária, esse foi o foco das declarações da maioria dos tucanos. Diferente das semanas em que antecederam o pleito de domingo, a bancada do PSDB não se concentrou em troca de farpas políticas, mas fez críticas ao tratamento que receberam os nordestinos por conta da derrota de Serra nas urnas.
O deputado Fernando Hugo chegou a dizer que a eleição presidencial no País ocorreu de forma "democrática" e que, por isso, não é legítimo incitar o ódio contra nordestinos. "De que forma se pode ter um Brasil unido quando se prega a divisão nacional", questionou o parlamentar da tribuna.
Em aparte, o deputado Carlomano Marques também fez críticas ao tema e lembrou que mesmo sem os votos do Nordeste, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dilma Rousseff teria sido eleita. O deputado Marcos Cals (PSDB) chegou a perguntar ao colega se ele estaria desvalorizando a participação do Nordeste na campanha da petista.
Imprescindível
No entanto, após um rápido mal estar, Carlomano respondeu a Marcos Cals afirmando que "o apoio massivo" do Nordeste foi "imprescindível" para a vitória de Dilma no último domingo. "Eu estou tirando essa tentativa de querer colocar na contra-política de Dilma que ela é presidente dos despreparados e dos grotões", justificou.
Interpelação
Retornando ao assunto, o deputado Marcos Cals declarou que, Mayara Peluso, a paulista autora das frases contra os nordestinos no País foi muito "infeliz" e que, talvez, embora seja estudante de Direito, nem saiba o que é xenofobia. O tucano ainda fez um apelo para que Dilma destine parte de sua atenção ao Nordeste.
As Seccionais de Pernambuco e do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vão entrar nesta quinta-feira, com ação conjunta na Justiça Federal de São Paulo, de queixa-crime contra Mayara Petruso. Segundo o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a paulista praticou crimes de racismo e de incitação pública à prática delituosa. A denúncia será apresentada ao Ministério Público Federal (MPF).
Fonte: Diário do Nordeste
OPINIÃO:
Essa jovem estudante de Direito, que ousa vestir a camisa de defensora da Lei, da Justiça, que fez comentários tão infelizes no twiter e no facebook, despertando seguidores para o seu fanatismo, doença moral, e muitos outros adjetivos que poderíamos aclopar ao termo xenofobia, é uma vergonha para a raça humana. Nordestinos não são melhores ou piores que qualquer outro povo brasileiro. Somos brasileiros, somos gente, somos povo, somos garra, somos trabalho... Também somos sonho e esperança. Como em qualquer grupo social, temos gente que anda à margem da Lei e da vida, como acontece inclusive com quem nasceu e reside nas áreas mais privilegiadas do país. Entretanto,
E AINDA TEM GENTE QUE APOIOU AS COLOCAÇÔES DE MAYARA
Infelizmente, existem pessoas que semeiam o preconceito e a discórdia. E o que mais surpreende, é que pensamentos como esse, vindos de alguém que faz parte da minoria da elite dos universitários de classe média do país (4 %), castram a esperança de igualdade, de socialismo real. Chega a dar náuseas em qualquer pessoa de bem esse comentário aí. E que sirva de lição para nós, nordestinos bravos, valentes e trabalhadores, a valorizarmos acima de tudo a nossa Terra.
(Imagens do site: http://doisespressos.wordpress.com/)
Leiam esse aberrante texto que fala dos nordestinos:
Faço questão de ceder meu jegue,o Severino, para ele currar esta moça sulista; assim, ela conhecerá a garra Nordestina!! ÉRICO NOCRATO
ResponderExcluir