terça-feira, 1 de abril de 2008

SOLTANDO O VERBO UM POUQUINHO...PRA NÃO PERDER A PRÁTICA

A história político-administrativa de Saboeiro (em maiores detalhes numa próxima postagem) é marcada pela disputa desleal, jogo de interesses, corrupção, e muito pouco caso com a população realmente necessitada. Relatos de pessoas mais velhas apontam que a principal características dos nossos primeiros líderes políticos, era "desmanchar" o que o adversário fazia, e não construir algo melhor. A preocupação maior sempre foi denegrir a imagem do adversário, não construir uma boa imagem de si próprio e da cidade. Cresci ouvindo histórias de crimes encomendados, intrigas e rivalidades entre famílias. Sempre tive um desejo enorme de escrever sobre essas histórias, mas temendo represálias, nunca o fiz, porque seria como mexer num vespeiro.... Viria a tona muitas histórias cabeludas....rsrsrsrs. Mas ainda assim, desde criançinha, eu já ficava fascinada quando os adultos conversavam sobre esses assuntos. O fato é que tudo isso implicou num tipo de "atrofiamento" da cidade, que reflete diretamente nos moradores do local. Esse atraso social, cultural e de certo modo, moral, faz com que ainda hoje, as pessoas assistam a vida e o progresso passar como se tivesse diante de uma televisão. Precisamos de investidores, pessoas de bem, empresários, políticos sinceros (embora existam muito poucos nesse país). O problema aqui não se resolve apenas considerando em quem votar, mas em como votar valorizando a si mesmo e a seu exercício de cidadania. Da forma como as coisas funcionam aqui, não adianta simplismente trocar a liderança A pela B, ou vive-versa. O importante, seria usufruir do seu direito de questionar, de fiscalizar, reinvidicar, de lutar por melhorias comuns à todos; desenvolver o senso de coletividade, de vida em comunidade. Só esse "alargamento" da visão poderia dar início à ascenção de Saboeiro a patamares sociais mais elevados, com maior qualidade de vida.

Esta foto (lado)representa muito bem o descaso com que tratam o dinheiro público em Saboeiro. Este prédio, erguido há 16 anos, durante o mandato de outra oligarquia política, que comandou a cidade por 34 anos, em seu último mandato, seria um centro administrativo. A administração atual, nunca concluiu a obra, afirmando que a prefeitura já recebeu a verba para a conclusão da mesma, e que a documentação apresenta o obra concluída. Esse grande "elefante branco" está localizado no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz, em frente à prefeitura. Só serve para shows pirotécnicos, uma vez por ano, na festa da Padroeira do município e aniversário da cidade, todo dia 02 de fevereiro. (rsrsrsrsrs)

8 comentários:

  1. Absurdoooooooooo!
    Eu imagino a qualidade de vida de vcs...

    ResponderExcluir
  2. O bom desse blog é que informa duas coisas: A história da nossa querida Saboeiro e a situação precária de um povo rico em cultura, mas pobre no exercício dos seus direitos.
    A nossa esperança enquanto moradores de Saboeiro é que um dia possamos realmente ter uma vida digna sem precisar buscar em outros lugares.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a vc Raphael, pelo comentário. Gostaria de te conhecer, saber um pouco mais de vc. Obg por visitar o blog. Volte aempre. Bjo!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou filho natural de saboeiro, tudo que está postado neste blog é a mais pura verdade para comprovar isso tem as fotos que estão vendo.
    este prédio rsrsrs servia até de banheiro e muito mais... Eu como saboeirense que sou espero que esta cidade mude para que eu possa voltar e realizar meus sonhos na minha cidade que amo tanto com meus amigos e parentes. sei que com esse bolg as coisas vão mudar assim espero. Quero dar os parabéns a Aécia por ter esse coragem onde todo esse tempo nimguém teve e com isto outras pessoas vem a se manifestar de alguma forma, só assim a nossa cidade maravilhosa vai um dia mudar. eu DENYS SENA

    ResponderExcluir
  5. Profundamente lamentável que um predio como esse fique dessa forma, sem uma conclusão. Basicamente 80% já está pronto. Custa o prefeito atual concluir as obras e disponibiliza-lo para a população? É o famoso joguinho de empurra-empurra, a administração atual não quer concluir para evitar que a administração que iniciuou as obras leve a fama. E por conta disso, o povão é que paga a conta!!!

    ResponderExcluir
  6. Seria interessante colocar todos os comentários do Blog juntos num só link...

    ResponderExcluir
  7. É conheço bem esta história!!!!!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!